quinta-feira, abril 28, 2011

# Exposição "Do Bairro para a Cidade" #

Horário de abertura ao público:
Terça a sexta 10h-12h30m + 15h-18h
Fim de semana e feriados 15h-19h

Local:
CPF Sala Aurélio Paz dos Reis
Centro Português de Fotografia / DGARQ
Edifício da Ex Cadeia da Relação
Campo Mártires da Pátria
4050 – 368 Porto
tel: 22 207 63 10

Data da exposição:
30 de Abril a 29 de Maio 2011
03
Exposição de fotografia “Do bairro para a cidade”
Esta exposição apresenta cinco conjuntos de quatro imagens concebidas e realizadas por cinco jovens moradores do bairro do Lagarteiro, no Porto:
Artur Jorge Oliveira (Jó);
Fábio Fonseca (Slim);
Hugo Nogueira (Picó);
José Santos (Kuka);
Ricardo Ribeiro
No âmbito da “Iniciativa Bairros Críticos” (um Programa Nacional coordenado pela Secretaria de Estado do Ordenamento do Território , através do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, que se constitui como um instrumento da Política de Cidades) foi desenvolvida uma acção de formação em Setembro de 2010, com 5 jovens moradores no Bairro do Lagarteiro no Porto, proporcionando um contacto com a fotografia como forma de permitir uma nova descoberta da realidade onde vivem. Desenvolveu-se com os participantes, o conhecimento da técnica fotográfica como meio de comunicação e de produção artística.
“Cinco retratos do Lagarteiro:
Espaço comum e singularidades
Paulo Pimenta e Nelson Garrido, dois profissionais com créditos reconhecidos que integram a equipa de fotógrafos do jornal PÚBLICO, passaram pouco mais de quinze dias a orientar uma oficina de fotografia que envolveu cinco jovens moradores do Bairro do Lagarteiro. Funcionaram, na prática, como “parteiros” das cerca de duas dezenas de imagens que compõem esta exposição. Começaram por desenvolver acções de formação básica “sobre abordagens fotográficas, técnicas e artísticas”, e ajudaram a definir o conceito que acabaria por presidir à mostra.
A “fórmula” seguida compõe-se essencialmente de cinco conjuntos de quatro imagens realizadas pelo grupo de moradores do bairro: uma fotografia principal que retrata cada um dos jovens “equipado” com as roupas e os adereços relacionados com as funções que desenvolvem ou gostariam de desenvolver no futuro, e três imagens de menor formato que fixam momentos críticos ou fotograficamente relevantes da produção de cada retrato.
A construção colectiva das cinco fotografias principais obedeceu sempre ao mesmo critério: o retratado foi isolado e destacado sobre um fundo negro montado sobre tripés, com uma das áreas do bairro a funcionar como enquadramento geral da imagem. Uma “fórmula” que, por um lado, sinaliza o espaço comum e, por outro lado, destaca e individualiza as experiências, os percursos e os sonhos dos retratados. “
Carlos Romero
04
2
01
a1
a2

sexta-feira, abril 22, 2011

# É Preciso Não Esquecer #

Cabo Verde: Tarrafal

Milhas - 1864

Quilómetros - 3000

Milhas Náuticas - 1619

A prisão para onde eram deportados presos politicos do regime salazarista, antes de acontecer a Revolução dos Cravos em 25 de Abril de 1974.
1
2
3
PP 25ABRILL
“o homem, pela parede abaixo, até ficar no chão enrodilho,ao lado do carreirito das formigas, de repente assustadas ao sentirem cair aquela grande massa do alto, que afinal não as atinge nem de raspão. E pelo tempo que ali o deixaram ficar, uma formiga se agarrou à roupa, quis vê-lo de mais perto, a estúpida, vai ser a primeira a morrer, porque no preciso lugar onde agora está cai a primeira cacetada, a segunda já não sente, mas sente-a o homem, que, com a dor, não ele, mas o estômago lhe salta, e outra vez se derruba, em ânsias, é o estômago, o violento coice em cheio ou patada e outro logo a seguir nas partes, palavra tão de comum que não ofende os ouvidos.
Um dos homens saiu, foi descansar do esforço.”
José Saramago
Levantado do Chão

# A Caminho do Museu LX #

1
2
3
4

sábado, abril 02, 2011

#Serie nº13 End #

O que a fotografia eterniza, o texto faz por esquecer. É já um rasto traduzido, transmitindo, através de uma forma outra, o imaculado da parede branca, a rectidão do contorno dos objectos, alfinetes rasgando a pele contra a madeira, retratos em caixilhos para emparedar a moldura. Descrições.
É possível verter toda uma cidade num rosto, mas não se pode abandonar o rosto como se abandona a cidade, com as suas sarjetas a olho nu e o olho a céu aberto, quase invisível de tão tecto, que levaria a pensar que quando deus chegou até aqui já havia gasto todas as cores noutros meridianos e que com o preto e o branco sobejantes fez o cinzento deste país.
01
Ainda assim, o azul enganador ao fundo do túnel é apenas o cinza claro refractado no grande espelho do Tamisa. Ser ou não ser céu é a questão.
Mas é no subterrâneo que está a resposta. Quando antes as bombas caíam do céu como elefantes sobre jarras de cristal, o tecto pintava-se de azul, de verde e de amarelo. Havia possibilidades abertas por frechas, e rasgadas por flechas, sonhos encaixados atrás do cinzeiro, despojos desta noite.
02
Tudo tem a ver com a sombra. Quando o sol bate a pique, a sombra é mínima. Mas o cinzento não permite ver a gama de cores, os matizes dos contornos, as definições delineadas pelos corpos que se imobilizam com um único propósito na cidade sem destino. Aqui a cidade é parda como o corpo de uma mulher a contra-luz. Perdeu a cor da carne, do sangue e da lágrima que deixou de verter. Perdeu o rubro do seu próprio cabelo escovado, lavado e esticado contra a chuva que torna a melena carapinha. Aqui a cidade tornou-se cinzenta, fria e politicamente correcta, com os seus trejeitos de boca e os seus olhares severos e reprovadores do que se pode e não se pode dizer, dos seus receio-que-não que querem dizer o seu contrário, com os seus sorrisinhos cínicos de civilização avançada, do seu parlamentarismo precoce e dos seus sonhos imperialistas perdidos algures no Oriente agora re-absolvidos por repetição em três frentes no oriente médio.
03
04
Não aguento mais viver aqui. É como viver a preto e branco, sem paleta, limpando a terra e o sangue para debaixo do tapete, ignorando que o sangue, dessa viscosa propriedade líquida, escorre pelas paredes alvas e pelas portas de casas devolutas para formar palavras com as quais ninguém sabe lidar: fuck off, sim, apetece gritar, com Sid e com Cid, o meu exílio em terra de rainhas salvas por castelos de cartas.
05
06
Este país deixou de fazer sentido: tudo diz tudo, não há espaço para o silêncio, para a diferença, para a divergência de sentido. É cacofónico, repetitivo, faz eco e diz tudo até à exaustão. Por isso é que a voz de sirene repete cuidado com o intervalo entre a carruagem e a plataforma, chegámos ao rés-do-chão, portas abrindo-se, cuidado com o degrau, espaço perigoso, não passar a linha amarela, não fume, desligue o telefone, olhe para a direita quando atravessa em frente, dirija-se à cabine número dois, bilhetes para hoje, bilhetes para amanhã, bilhetes para viajar, cuidado com o cão, não deixe a sua mala ao descuido, a sua mala pode ser destruída, hoje choveu por isso não use sapatos de sola escorregadia, cuidado para não cair, cuidado ao cair, work in progress, limpeza em acção, proibida a entrada a pessoas estranhas ao serviço, atravesse com cuidado, trânsito pesado, trânsito obsoleto, trânsito parado, bus, táxi, ladrões serão capturados, julgados, enjaulados, não admitimos ofensas ao pessoal, recolher obrigatório, últimos pedidos, balaústres em movimento, aperte o seu cinto de segurança, em caso de incêndio não corra, não grite, mantenha a calma, não use o elevador, silêncio, colete salva-vidas debaixo do seu assento, em caso de despressurização da cabine as máscaras de oxigénio cairão automaticamente, tome agora um minuto para localizar a sua saída de emergência mais próxima, esta é uma zona de descanso, evite fazer ruído com o seu telefone, o seu aparelho de música digital ou o seu bebé, entrada proibida a cães, entrada proibida a crianças, entrada proibida a bicicletas, proibido alimentar os patos, os pombos, os peixes, bicicletas acorrentadas a esta grade serão removidas e talvez destruídas pelo pessoal de segurança, se vir um suspeito contacte as autoridades, não pise a relva, afaste-se, pela sua saúde, obstáculo em movimento, circule com cuidado, perigo de alta voltagem, não atire lixo para o chão, use preservativo, as doenças sexualmente transmissíveis não são visíveis a olho nu, não beba mais do que 21 unidades de álcool por semana, se conduzir, não beba, trave com o motor, não fume, não coma dentro do autocarro, não ouça música alto, use os seus auscultadores, e ainda assim, não ouça música alto, pelos seus ouvidos, vire à direita, vire à esquerda, agora, a luz vermelha indica porta trancada, fim.
07
Esqueceu-se de dizer: atenção ao intervalo entre o mundo e as pessoas.
08
M.D., Nottingham, 1 de Abril 2011
Maria David