segunda-feira, setembro 03, 2012

# Exposição "Enquanto Estamos Acordados"

José Rosinhas Art Gallery Wall
Dia 08 Setembro as 16h inauguração da Exposição de Paulo Pimenta com o Projecto  "Enquanto Estamos Acordados"
até 6 de Outubro de 2012
Exposhop
Rua Pinto Bessa, 222 (Porto)
De Seg.a Sexta das 09h00 às18h 010203040506

As roupas são as mesmas, os padrões são idênticos, as combinações são garridas. Parece uma moda — é uma moda. Há muita cor e vida na roupa. Nas pessoas a escuridão é total.

Há cada vez mais gente na rua. Moram lá. Sobrevivem. Há cada vez mais sítios adaptados e espaços organizados. Há roupa estendida, pequenas evoluções, camas arrumadas, pinturas naïf, um ou outro colchão, uma ou outra antena de televisão, um ou outro casal, vida a dois, roupa alinhada, os restos do almoço prontos para o jantar. “Chega-se a este ponto”, desabafou durante um café o Pimenta, que fotografa pessoas mesmo quando não as fotografa e que conhece cada vez mais a paisagem dos sem-abrigo do Porto. “Vou na esperança de não o ver lá. Mas é uma rotina. Não ficam um dia ou uma semana. Passaram dois meses, seis, um ano, dois anos”.

As fotografias desta exposição multiplicam-se há anos ao ritmo da degradação da cidade e da autoestima daqueles que vivem nas suas ruas. “São os meus percursos, o meu olhar, uma espécie de diálogo no território deles, que desaparecem e aparecem”. Mercado Bom Sucesso, Aliados, Ponte D. Luís, Passos Manuel, Silo-Auto, Campanhã, Praça da República, Coronel Pacheco... “Todos os dias passamos e habituamo-nos”. Ele não. Nada se altera. A terra e as pedras a segurar as pontas do cobertor. As caixas de cartão sem dono.

Fotografa-os de dia porque à noite estamos ocupados. Horário nobre, notícias, concursos, CSI, medalhas olímpicas. “À noite estamos habituados. Mas ninguém está livre de cair numa situação destas, de desistir da vida aparentemente normal e de cair na rua. Não é uma coisa bonita. Também dói fotografar. Sinto o cheiro. O cheiro fica e cria pesadelos no conforto da minha casa”.

Luís Octávio Costa

Nenhum comentário: